~ a marca feme ~

A marca FEME

A Marca FEME, sendo o primeiro projeto na área de branding, destacou-se por se criar, desde o início, uma estrutura específica e geral para toda a criação de marcas, independentemente do produto/serviço que oferece.

By MARIANA PIRES

Branding

Na marca FEME, uma banda de música eletroacústica, definou-se o nome FEME (dualidade de “feminismo”, por ser composta unicamente por elementos do sexo feminino e da descrição da sigla – Foward Electroacoustic Music Ensemble); optou-se por uma tipografia larga e fina, no sentido de se destacar e preenchendo o espaço; o preto e branco constroem as cores principais, deixando as pesquisas de interligação de música-cor como as cores complementares (a cada nota musical é associada uma cor do arco-íris), sendo usada para a comunicação promocional de cada CD ou EP; o símbolo é a letra “F” inspirada num dos instrumentos musicais utilizados – violino, sendo por isso o 5º elemento da marca FEME. Assim forma-se uma imagem de marca baseada no símbolo “F” com mais destaque, aquando da construção da sigla. 

Todas as fotografias, que compõem a imagética da marca, são originais e refletem os instrumentos e equipamentos utilizados pela banda em concertos e/ou atividades didáticas.

Comunicação Promocional

Em termos de comunicação promocional, o essencial foi a criação e desenvolvimento de cartazes, flyers e cartões pessoais. Fazendo falta na comunicação com o público, as folhas de sala passaram a ser um elemento imprescindível. Para além disso, o merchandising foi um requisito especial de cada um dos elementos da banda, desde notebooks, pastas de documentos e sacos de pano, identificáveis com o logotipo da marca.

Aplicações para gestão da marca

Tal como acontece, não se cria apenas uma marca sem a ter de gerir, seguindo-se da criação e desenvolvimento único e personalizado de um website e através das redes sociais específicas: SoundCloudYoutube e Spotify (numa fase avançada, com o lançamento dos CD’s) e das redes sociais gerais: Facebook e Instagram.

Objetivos Iniciais de Branding

Inicialmente, a carência de uma imagem de marca e de um logotipo que identificasse a banda era o principal objetivo. No entanto, com o desenrolar do processo de branding e design e com os pedidos da banda, foram-se acrescentando ideias, sendo posteriormente desenvolvidas. Portanto, de apenas uma ideia e alguns rascunhos esboçados passou-se para uma imagem de marca reconhecida e inovadora no campo da música eletroacústica.

“Foi possível decidir que a associação de cores a notas musicais faria sentido, não só numa vertente científica anteriormente pesquisada e estudada, mas também como
o elemento principal para a comunicação promocional de
cada CD ou EP.”

Mas afinal que marca é esta?

A marca FEME representa uma banda composta unicamente por 5 raparigas, umas de formação musical clássica e outras de formação musical eletrónica. Sendo o 1º grupo com esta envergadura a lançar-se no mercado eletroacústico, juntando que são apenas elementos do sexo feminino, transforma este projeto não apenas com um simples logotipo, mas com todo uma construção de valores, ideias e conceitos por detrás de uma imagem de marca

Desafios e Dificuldades no Branding e desenvolvimento da Comunicação Promocional

Pesquisa de mercado

Antes de entrar no processo de design da marca, realizou-se uma enorme pesquisa quanto ao mercado já existente, numa tentativa de análise da concorrência. No entanto, foi extremamente difícil ter uma percepção correta quanto ao design, marca e comunicação promocional, visto a maior parte dos compositores nem possuirem website ou redes sociais com esse fim. Os que possuíam alguns desses elementos, não tinham qualquer tipo de atualização quanto à imagem transmitida, resumindo que o empenho e esforço na área do design e do branding era nulo.

Mesmo assim, foi criada e desenvolvida uma imagem fugaz dos que mais se destacavam, fosse pelo website ou pelo Facebook.

Branding & Comunicação Promocional

No desenvolvimento do processo de branding da marca FEME, alguns elementos essenciais da marca foram alterados vezes sem conta, como é o caso do símbolo “F” inspirado no violino. Para além da alteração do formato e do enquadramento junto da marca gráfica, também as suas cores foram alteradas consoantes as experiências realizadas, terminando por ganhar destaque e tomar duas variações: a branca e preta.

Contando com o apoio e envolvimento da banda e com as constantes confirmações e pedidos, foi possível decidir que a associação de cores a notas musicais faria sentido, não só numa vertente científica anteriormente pesquisada e estudada, mas também como o elemento principal para a comunicação promocional de cada CD ou EP, no meio digital e físico.

Apesar de todo o merchandising estar de acordo com a marca e o género produzido, apena houve um requisito não realizado – meias com o logotipo final da marca – por falta de verba.

Em suma, foi uma experiência enriquecedora, que apesar de várias alterações em enquadramentos e tamanhos, tornou possível a todo o processo de branding e comunicação promocional o ponto de partida para outras marcas.